XV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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XV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

UNIFOR-MG

Av. Dr. Arnaldo de Senna, 328

Água Vermelha

Formiga-MG

CEP 35.570-000


Formiga, BR

outubro 22, 2019 – outubro 23, 2019

A Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE) do Centro Univiersitário de Formiga (UNIFOR-MG) é o principal espaço para promover debates sobre inovações tecnológicas, temas interdisciplinares, resultados de pesquisa e estudos resultantes da participação no Programa de Iniciação Científica.

Nesta edição as modalidades para submissão de trabalhos na forma de resumo simples, estão inseridas nas diferentes linhas pesquisa aprovadas no UNIFOR-MG, a saber:

Inovação, tecnologia e desenvolvimento regional

Investiga, utilizando métodos de análise e diagnóstico, o impacto tecnológico e de novos padrões de atividades de trabalho na sociedade e no meio ambiente, desde a ergonomia do ambiente de trabalho e o design do produto até a organização, projeto e desenvolvimento do produto final, as possibilidades de reduzir os impactos negativos ao homem e ao meio, tendo como objetivo a procura de uma maior racionalidade no uso da tecnologia; o campo de análise sobre as condições institucionais, empresariais e individuais para a geração de tecnologias, em que a inovação, a criatividade e o empreendedorismo são temas centrais.

Sociedade, Educação e Formação Humana

Investiga os processos educativos de formação humana com foco na construção das identidades, na produção de conhecimento e na socialização dos sujeitos, sob a perspectiva da diferença e da subjetividade; a produção, circulação e recepção da cultura, da memória, da experiência e suas implicações na constituição do currículo, dos saberes e das práticas educacionais em diferentes espaços, tempos e instituições; a construção de perspectivas teórico-metodológicas de caráter interdisciplinar, a partir de abordagens das ciências humanas e sociais, incidindo sobre temáticas e objetos associados à formação humana.

Desenvolvimento sustentável e sociobiodiversidade

Investiga o desenvolvimento de estratégias produtivas mais adaptadas sociotecnicamente ao ambiente natural e recursos naturais, as diferentes relações sociais e de adequação sociotécnica das agriculturas; possibilidades de gestão sustentável da água, solo e floresta por meio de empreendimentos econômicos solidários (cadeias, arranjos, redes territoriais) para o uso de produtos e serviços da biodiversidade; formulação de tecnologias voltadas para o enfrentamento das questões que ocupam as agendas nacionais e internacionais sobre a conservação e o uso racional dos recursos naturais quanto a produção de conhecimento acerca das dinâmicas e das estratégias sociais no trato com a natureza; a evolução do pensamento sustentável; os conflitos ecossocioeconômicos e políticas/estratégias para o desenvolvimento sustentável; a qualidade de vida; a responsabilidade social, ética e cultural, a valoração e tendências econômicas da questão ambiental; o sistema e gestão ambiental; a educação ambiental e os estudos de impacto ambiental e legislação ambiental.

Promoção, prevenção e intervenção em saúde

Investiga a prevenção e a detecção de alterações e distúrbios da linguagem e de agravos ao desenvolvimento humano decorrentes e/ou associados a deficiências sensoriais em relação aos procedimentos de triagem, avaliação e diagnóstico; a promoção da saúde referentes ao bem-estar, qualidade de vida e educação em saúde; os agravos à saúde, a avaliação do desempenho humano, o uso de recursos, a reabilitação, o desenho universal, a qualidade de vida e a autonomia pessoal na realização das tarefas básicas, atividades escolares, profissionais e de lazer; processo saúde-doença e suas relações com as correspondentes políticas públicas, com o ambiente, com a atenção à saúde e com a participação social; análise do discurso e das práticas em torno da promoção da saúde; e elaboração de perspectivas próprias que se traduzam em estratégias de estudo de situações de saúde; elaboração de intervenções e construção de metodologias de avaliação.

 

 

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