Última alteração: 2014-12-08
Resumo
INTRODUÇÃO: Atualmente a evasão se coloca como um dos principais obstáculos para o professor de Educação Física. Neste contexto, a orientação pela promoção de saúde, com a abordagem de conteúdos básicos para realização de esforços físicos adequados, pode ser considerada um caminho a ser adotado na busca de maior interesse dos alunos. Esta proposta de intervenção pode fornecer nova perspectiva ao professor e maior sentido à pratica dos alunos, aumentando a conscientização e pratica de exercícios dentro e fora da escola. Com maior conhecimento, o profissional torna-se mais apto a introduzir novas formas de intervenções durante as aulas, com a perspectiva para melhoria do quadro de evasão OBJETIVO: Este estudo buscou abordar a promoção da saúde enquanto uma possibilidade no combate à evasão das aulas de educação física escolar no ensino médio. METODOLOGIA: Este trabalho caracterizou-se como pesquisa bibliográfica. RESULTADO: Percebe-se que, a promoção da saúde então seria capaz de intervir sobre diversos aspectos que influenciam a evasão das aulas de EDF no ensino médio, possibilitando um ambiente mais atraente aos alunos, por oferecer praticas diversas que possam estimular a aderir um estilo de vida mais saudável e desenvolver suas capacidades. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que com a preparação apropriada do professor, torna-se possível colocar a promoção da saúde como uma alternativa viável, pois consegue se relacionar aos diversos fatores desse problema oferecendo estimulo ao aluno em aderir às práticas saudáveis no seu cotidiano, para além da fase escolar.
Palavras-chave: Educação física. Evasão. Promoção da Saúde.