Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), II Encontro Científico Pedagógico de Educação Física

Tamanho da fonte: 
INFLUÊNCIA DO SENTIDO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DA NATAÇÃO PARA CRIANÇAS DA SEGUNDA INFÂNCIA¹
Filipe Henrique Lourenço, José Carlos Leal

Última alteração: 2014-12-08

Resumo


INTRODUÇÃO: A natação é um dos esportes mais praticados do mundo. Considerando que o aprendizado da natação começa na infância, a ludicidade pode ser considerada uma ferramenta muito importante para este aprendizado, especialmente para as crianças. O sentido lúdico promove o aprendizado de forma espontânea, divertida e alegre, além de contribuir para a liberação de emoções, por parte dos alunos transformando o aprendizado da natação em algo prazeroso, divertido e motivador. A ludicidade, quando usada como ferramenta de ensino, desperta a vontade do aluno em continuar praticando o esporte e a aprender cada vez mais. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo verificar a influência da ludicidade para o aprendizado da natação infantil, demonstrando seus benefícios e importância para o aprendizado. METODOLOGIA: Caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e natureza qualitativa. RESULTADOS: Foi verificado que a ludicidade tem fundamental importância no melhor aprendizado da natação, além de ajudar na adesão da criança no esporte e evitar a especialização precoce. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a utilização da ludicidade no ensino da natação tem se mostrado o melhor método de ensino para crianças, porém outros estudos são necessários para compreender, de forma mais detalhada, outros aspectos do método lúdico de ensino da natação na infância.

 

 

Palavras-chave: Lúdico. Natação. Segunda Infância.

 

 


Texto completo: PDF