Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), II Encontro Científico Pedagógico de Educação Física

Tamanho da fonte: 
OS BENEFÍCIOS DA CAPOEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Guilherme souza henrique, Paulo Marcio Montserrat

Última alteração: 2014-12-08

Resumo


INTRODUÇÃO: A capoeira no ambiente escolar pode contribuir na aquisição de habilidades motoras, equilíbrio, linguagem oral, respeito ao próprio corpo, além de conhecer a história do povo brasileiro e valorização da sua cultura. Entretanto, observa-se que não é muito utilizada como prática pedagógica. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi compreender a importância e buscar informações sobre os benefícios que a capoeira proporciona aos alunos das séries finais do ensino fundamental. METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória tendo como metodologia o levantamento bibliográfico, buscando informações em livros, artigos, teses e publicações virtuais, de modo que estas possibilitem a obtenção de respostas ao problema da pesquisa. RESULTADOS: Os resultados das análises revelaram que para uma boa assimilação dos movimentos e um desenvolvimento geral da criança é necessário que os profissionais considerem o nível motor dos alunos e sua faixa etária. Foi possível perceber, também, que este esporte contribui para a formação do caráter e da personalidade em função da sua filosofia que preconiza o respeito ao próximo, a disciplina, a hierarquia na roda e na sociedade. CONCLUSÃO: Sendo assim, concluiu-se que a capoeira pode ser incluída no currículo do ensino fundamental, pois contempla as necessidades dos adolescentes nesta etapa.

 

 

Palavras-chave: Benefícios. Capoeira. Ensino Fundamental.



Texto completo: PDF