Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), II Encontro Científico Pedagógico de Educação Física

Tamanho da fonte: 
A DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MEDIO
Lucas Santos Silva, Paulo Marcio Montserrat

Última alteração: 2014-12-08

Resumo


INTRODUÇÃO: A motivação é entendida como um processo psicológico proporcionado por meio dos componentes afetivos e emocionais. O interesse dos alunos pelos estudos tem sido, hoje, uma das grandes preocupações de todos aqueles que estão diretamente ligados com a educação, constituindo um grande problema para os professores e gerando, muitas vezes, a evasão escolar. OBJETIVO: O estudo busca investigar o que está levando os adolescentes a se sentirem desmotivados nas aulas de educação física no ensino médio. METODOLOGIA: A metodologia utilizada em questão é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, envolvendo levantamento bibliográfico de dados em livros, artigos científicos e monografias sobre o assunto. RESULTADOS: Verificou-se que são muitos os problemas causados pela desmotivação, um desses fatores é o professor. O desafio de tomar a Educação Física um componente curricular atraente, caberia aos futuros educadores. Embora as pessoas saibam da importância da educação para o desenvolvimento do ser humano, fazer com que os alunos compreendam tal fato é um grande desafio, pois sem motivação não há aprendizagem. CONCLUSÃO: Conclui-se que são vários os fatores desmotivadores dos alunos pelas aulas de educação física, inclusive o professor.

 

 

Palavras-chave: Desmotivação. Educação Física. Ensino Médio.

 


Texto completo: PDF