Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), II Encontro Científico Pedagógico de Educação Física

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O JUDÔ COMO MEIO PEDAGÓGICO NO RESGATE DE VALORES DISCIPLINARES E FORMATIVOS NO ÂMBITO ESCOLAR
Joao Paulo Passos Silva, Gleuber Henrique Marques de Oliveira

Última alteração: 2014-12-08

Resumo


INTRODUÇÃO: O judô é uma arte marcial, modalidade esportiva olímpica praticada por pessoas de todas as classes e idades. Traz em sua filosofia de ensino um grande respeito entre seus praticantes. A socialização entre os alunos no âmbito escolar, se torna constante e direta, considerando que em sua didática o contato físico direto visa reforçar e favorecer o convívio social dos mesmos. Utiliza sua filosofia para direcionar e auxiliar os seus praticantes para uma vida social saudável e ética. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo descrever o processo de ensino aprendizagem do judô no âmbito escolar e, de uma forma mais específica, transmitir e agregar valores éticos e formativos para aos alunos. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através de pesquisa em material já publicado. É de natureza qualitativa e de caráter exploratório. RESULTADOS: De acordo com os dados coletados, verificou-se que o judô contribui para os alunos no controle do medo, na autoconfiança e na promoção do desenvolvimento pessoal tornando o praticante uma pessoa mais consciente de seus atos e, ainda, contribuindo para se tornarem cidadãos de bem, com melhor interação com a sociedade. Além disso, observou-se que o judô eleva o desenvolvimento cognitivo nas aulas de educação física podendo oferecer meios de ligação das disciplinas do currículo escolar. CONCLUSÃO: Assim, conclui-se que o judô pode ser considerado uma ferramenta de enorme auxílio no resgate do convívio social escolar, devendo então ser incentivado a compor o conteúdo escolar.

 

 

Palavras-chave: Âmbito Escolar. Judô. Valores.


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