Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), II Encontro Científico Pedagógico de Educação Física

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BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSEQUÊNCIAS PARA O AMBIENTE ESCLAR
Letícia Jéssica Duque

Última alteração: 2014-12-08

Resumo


INTRODUÇÃO: A violência está presente na sociedade desde sempre. Sendo um termo amplo, apresentando várias formas, a violência destaca-se, nos dias atuais, no âmbito escolar. Uma das manifestações da violência na escola é o bullying, conceituado como conjunto de comportamentos agressivos, físicos ou psicológicos, que ocorrem repetidas vezes, sendo que um grupo de alunos ou um aluno com mais força vitimiza outro que não consegue encontrar um modo eficiente para se defender. OBJETIVO: O presente estudo objetivou investigar e discutir a questão do bullying nas aulas de Educação Física Escolar e propor estratégias para a prevenção desse fenômeno na escola. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória tendo como metodologia o levantamento bibliográfico de informações sobre o tema. RESULTADOS: Os resultados das análises revelaram que o bullying atualmente envolve uma quantidade muito extensa de estudantes, abrangendo ambos os sexos. Porém é mais visível no sexo masculino devido às suas diferentes formas praticadas. As aulas de Educação Física são um importante instrumento no combate a este fenômeno. O professor deve priorizar conteúdos reflexivos que permitam ao aluno discernir as situações de violência no meio esportivo, reflexos da realidade contemporânea e a construir uma cultura que priorize valores. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que investimentos em capacitação profissional, campanhas de conscientização veiculadas nos meios de comunicação e a criação de leis anti bullying nas diversas esferas são imprescindíveis.

 

 

Palavras-chave: Bullying. Educação Física. Consequências.


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