Última alteração: 2014-12-08
Resumo
INTRODUÇÃO: O presente estudo aborda a relação dos efeitos crônicos do exercício físico e a diminuição da ansiedade em vestibulandos do ensino médio. OBJETIVO: Verificar a importância da prática de exercício físico, seus benefícios e contribuições para a redução de tensões pré-vestibulares, e sua influência em uma fase importante dos adolescentes vestibulandos. METODOLOGIA: Caracterizou-se como uma pesquisa de natureza qualitativa uma vez que foi utilizada pesquisa bibliográfica onde o pesquisador entra em contato direto com obras, artigos ou documentos que tratam do tema de estudo e permite análises e considerações em resposta a um problema definido. RESULTADOS: Alguns estudos pesquisados colocam em evidência aspectos que confirmam essa relação, constatando que os exercícios físicos são meios saudáveis para os alunos vestibulandos, amenizando, sobretudo, a ansiedade e as tensões antes das provas. CONCLUSÃO: Ao se verificar esta relação entre o exercício físico e a ansiedade, torna-se importante encontrar formas adequadas que direcionem, no primeiro momento, a intervenção eficiente do profissional de educação física e, em seguida garantir que os resultados decorrentes da prática de exercícios físicos possam amenizar os efeitos negativos da ansiedade e permitir uma resposta positiva dos vestibulandos.
Palavras-chave: Ansiedade. Exercício Físico. Vestibulandos.