Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), X Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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Social Data Prospector: um ambiente em tempo real para a mineração de dados em redes sociais
André Ferreira França, Fábio Ferrira da Silva, Arthur Arantes Faria, Michel Pires Silva, Hugo Resende

Última alteração: 2014-08-29

Resumo


Introdução: A evolução da Internet propiciou o surgimento de uma nova geração de comunidades e serviços que permitem aos seus usuários interagir e colaborar entre si na criação de conteúdo. Este fenômeno ficou popularmente conhecido como Web 2.0 e as redes sociais se tornaram seu principal representante. Os membros dessas comunidades são caracterizados por gerarem um grande volume de dados em publicações de conteúdo próprio, comentários, compartilhamentos, dentre outros meios disponíveis nessas mídias virtuais. Apesar disso, produzir um extenso conteúdo informativo não define uma estrutura padronizada definida capaz de representar esse conhecimento. Nesse contexto, pesquisadores e organizações têm direcionado esforços com o intuito de padronizar e abstrair características que os permitam compreender a evolução desses usuários, bem como sua visão e atuação junto aos seus colaboradores. No entanto, como o conteúdo distribuído nesse meio é caracterizado por ser temporal, ou seja, ter sua relevância afetada ao longo do tempo, é preciso empregar meios que suportem a sua avaliação em tempo real, atividade essa não trivial para a computação devido à alta complexidade e ao grande volume de informação. Objetivo: Dessa forma, tem-se como objetivo contribuir com as áreas afins, projetando um ambiente computacional capaz de avaliar as informações mais relevantes em tempo real em um determinado ambiente web. Metodologia: O Twitter é uma das redes sociais mais antigas e populares em atividade no mundo com seu número total de usuários sendo contabilizado em milhões. Oferece um serviço conhecido como microblogging, onde seus usuários podem compartilhar atualizações pessoais em mensagens de texto restritas a 140 caracteres e conhecidas como tweets. Como forma de validar os objetivos e resultados aqui propostos, utilizaremos da rede mundial do Twitter em um processo de aquisição de conhecimento e caracterização dos usuários mais influentes da rede. Resultados: Espera-se como resultado que o ambiente desenvolvido se torne sui generis no contexto de sua atuação, bem como propicie novos caminhos para a avaliação de grandes conjuntos de dados.

 


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