Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), X Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Marketing estratégico para micro e pequenas empresas de vestuário em Córrego Fundo, Formiga e Pains: uma visão empreendedora.
Alexandra Rezende Silva, Denise Costa Teixeira, Vanessa Cristina Candido, Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira

Última alteração: 2014-08-28

Resumo


Introdução: O estudo do marketing pautado na visão empreendedora vem ganhando espaço significativo. O marketing estratégico para as micro e pequenas empresas de vestuário é utilizado para criar uma relação forte entre a empresa e o cliente, gerando vantagens inovadoras e sustentáveis focadas na competitividade.  Objetivo: Este estudo tem por objetivo geral diagnosticar aspectos relacionados ao marketing estratégico, com perspectiva empreendedora, aplicados pelos gestores de micro e pequenas empresas de vestuário de Córrego Fundo, Formiga e Pains com o intuito de fomentar sua competitividade no mercado. Os objetivos específicos envolvem a descrição do perfil dos empreendedores do comércio de vestuário em estudo, a verificação da forma que o marketing estratégico está aliado à prática cotidiana e a identificação das principais estratégias e características que levam ao sucesso do empreendedor e do empreendimento. Metodologia: Quanto à natureza do estudo, caracteriza-se como sendo exploratória, devido à escassez de dados e à necessidade de aprofundamento nas variáveis mercadológicas. A abordagem metodológica será o estudo de caso, como uma tentativa de elucidar o problema. Para a coleta dos dados, empregar-se-á um questionário semiestruturado com a utilização do método de amostragem probabilística, observação não participante e análise documental nos municípios de Córrego Fundo, Formiga e Pains. A interpretação dos dados será por meio da análise de conteúdo, fornecendo subsídios para alcançar os objetivos propostos. Resultados esperados: Espera-se com o desenvolvimento da pesquisa auxiliar os empreendedores das micro e pequenas empresas do comércio de vestuário, a se manterem competitivos e sustentáveis no mercado, com a utilização das ferramentas de marketing estratégico. Os profissionais precisam se adequar ao mercado para responder constantemente às variáveis do ambiente externo. Os empreendedores irão vislumbrar os pontos fortes e fracos para trabalhar as evidências e geri-las em prol do sucesso do empreendimento.



Texto completo: PDF