Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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EM NOSSAS CASAS NOSSA HISTÓRIA: ESTUDO E REGISTRO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA CIDADE DE FORMIGA (MG) COM VISTAS À EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Isabela Ribeiro Nunes, Clésio Barbosa Lemos Junior

Última alteração: 2015-11-06

Resumo


INTRODUÇÃO: Percebe-se que a complexidade do conceito de patrimônio cultural, nos últimos 50 anos, tem sofrido alterações e aumentado de forma exponencial, pode-se dizer que passou de um objeto físico, marcado pelo tempo, para uma forma de expressão de uma cultura em particular. Diante disso, não há dúvida que é muito importante entender e incentivar o interesse pela preservação cultural no Brasil, assim como em qualquer país do mundo, agregando estudos sobre patrimônio cultural e educação patrimonial. A partir desse mote, desenvolveu-se este projeto de pesquisa, fomentada pelo Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG) e apoiado pelo CNPq. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa foi realizar um estudo sobre o patrimônio arquitetônico e cultural do município de Formiga (MG), e a história da educação patrimonial, com o intuito de geração de uma cartilha educativa, para distribuir às escolas de ensino médio e fundamental do município para seu uso no desenvolvimento de atividades sobre o tema. METODOLOGIA: Para a coleta de dados foram utilizados os acervos bibliográficos da Biblioteca Ângela Vaz Leão, arquivos pessoais dos pesquisadores, leitura de artigos e revistas on-line relacionados ao tema. Usou-se ainda, os dossiês de tombamento do patrimônio arquitetônico da cidade, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Cultura, visando ao conhecimento mais aprofundado do patrimônio arquitetônico registrado da cidade. RESULTADOS: Os dados coletados ao longo da pesquisa, possibilitaram coletar informações sobre a política pública de preservação do patrimônio cultural em Formiga (MG), desde o ano de 2004. Os órgãos responsáveis pela preservação são: a Secretaria Municipal de Cultura e o Museu Histórico Francisco Fonseca. Dentre os bens culturais protegidos destacam-se: 15 bens imóveis, dois bens móveis e um bem registrado como forma de expressão cultural, o congado. CONCLUSÃO: Resguardar o patrimônio cultural é um dever do Poder Público, com a colaboração da comunidade. Só a preservação possibilita às gerações futuras conhecerem elementos que garantem o direito à memória e à cidadania.

 

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Patrimônio Arquitetônico.


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