Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DO UNIFOR-MG: UM LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS CATEGORIAS CONCEITUAIS PRESENTES NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PRODUZIDOS ENTRE 2010 E 2014
Aline Mendonça Silva, Bruno Alvarenga Ribeiro

Última alteração: 2015-11-06

Resumo


INTRODUÇÃO: Aferir o conhecimento produzido no curso de Serviço Social é uma forma de avaliar como a formação proporcionada aos acadêmicos lhes tem fornecido a fundamentação teórica e metodológica necessária à produção desse conhecimento. Sobretudo, é uma oportunidade de fazer uma sondagem de como as principais categorias conceituais, que, como pilares, sustentam a atuação do Assistente Social, têm se transformado em objetos de reflexão. Essas categorias vão desde a Questão Social e a centralidade do trabalho na ontologia do ser social até aquelas que delas derivam ou com elas mantêm alguma relação. OBJETIVO: Realizar um levantamento da frequência com que as categorias conceituais, que dão sustentação para o exercício profissional do Assistente Social, aparecem nos trabalhos de conclusão de curso (TCC’s) produzidos entre os anos de 2010 e 2014 no curso de Serviço Social do UNIFOR-MG, possibilitando, dessa forma, a construção de reflexões sobre o papel que esses trabalhos cumprem na formação dos graduandos em Serviço Social e se essa formação está em sintonia com o Projeto Ético-Político da profissão. METODOLOGIA: A pesquisa está sendo realizada mediante a utilização do método de pesquisa documental. Nos TCC’s estão sendo analisados os títulos, os resumos, as palavras-chave, os sumários, as introduções e as considerações finais. RESULTADOS: Os resultados parciais indicam que 56,52% dos TCC’s são pesquisas empíricas. Esse dado confirma o que diz a literatura: o Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Todavia, ele ganha maior relevância, quando cruzado com o dado sobre o tema predominante nos TCC’s analisados: a intervenção profissional (20,3%). Resta saber se os TCC’s estão se apropriando das categorias conceituais que balizam a atuação profissional, caso contrário eles correm o risco de reproduzirem um saber desprovido de crítica e fundamentação teórica. CONCLUSÃO: A valorização do caráter interventivo não é suficiente para garantir que a pesquisa em Serviço Social esteja em sintonia com o projeto ético-político da profissão. Tal valorização garante, no máximo, que os TCC’s cumpram o papel de ser uma exigência curricular e não um momento de síntese e aprofundamento da formação profissional.

 

Palavras-chave: Serviço Social. Pesquisa em Serviço Social. Trabalhos de conclusão de curso.


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