Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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SOCIAL DATA PROSPECTOR: UM AMBIENTE PARA A MINERAÇÃO DE DADOS EM REDES SOCIAIS
Fábio Ferreira da Silva, André Ferreira França, Arthur Arantes Faria, Cristina Maria Valadares de Lima, Hugo Resende

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


INTRODUÇÃO: A maneira como as pessoas lidam com a informação na rede mundial de computadores sofreu grandes mudanças desde a sua criação. As primeiras páginas web desenvolvidas para a Internet eran, majoritariamente, compostas por texto estático dotado de hyperlinks. O constante processo evolutivo da Internet logo resultaria na criação de páginas web interativas e dinâmicas. Isso levou ao surgimento de uma nova geração de comunidades virtuais e serviços que permitiram aos seus usuários interagir e colaborar na criação de conteúdo. Esse fenômeno é popularmente conhecido como Web 2.0 e deu origem a uma nova geração de tecnologias. O exemplo mais conhecido dessa geração de tecnologias são as redes sociais. Logo, pesquisadores de todo o mundo começaram a notar o potencial das redes sociais para fornecer informações úteis para a sociedade. Existem, hoje, várias técnicas propostas com o intuito de extrair alguma informação potencialmente útil e implícita em bancos de dados. Esse conjunto de técnicas é conhecido como mineração de dados e consiste basicamente em criar aplicações que possam analisar grandes volumes de dados em busca de regularidades ou padrões entre os seus objetos. A criação de uma ferramenta de classificação que permita realizar uma análise do sentimento de usuários de uma rede social em relação a um determinado tema de forma rápida e confiável seria de grande ajuda para o processo de tomada de decisão de várias instituições. OBJETIVO: O primerio objetivo do projeto é estudar a classe de algoritmos de aprendizado de máquina conhecida como árvores de decisão e seu potencial para mineração de dados em redes sociais. O segundo objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma ferramenta de mineração de dados baseada no algoritmo de árvore de decisão conhecido como C4.5 para a rede social Twitter. METODOLOGIA: Como forma de validar os objetivos e resultados propostos neste projeto, dados obtidos da rede social do Twitter serão usados no processo de aquisição de conhecimento e caracterização dos usuários dessa rede. RESULTADOS ESPERADOS: A ferramenta desenvolvida será capaz de classificar o sentimento de usuários em relação a um determinado tema ou produto.

 

Palavras-chave: Mineração de dados. Redes sociais. Twitter.


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