Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA-MG
Bernardo Garcia Gonçalves, Joice Mariana de Assis Teixeira, Nícholas Anthony Vieira Silva, Marcelo Carvalho Ramos

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


Introdução: O estudo visa a calcular e medir o consumo de energia elétrica referente aos prédios 1, 4 e 5 do Centro Universitário de Formiga-MG, de forma a permitir o dimensionamento de sistemas de energia fotovoltaico compatíveis com a área de cobertura disponível em cada setor. Objetivo: Analisar a viabilidade econômica para implantação de um sistema de energia fotovoltaico no UNIFOR-MG e simular a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, visando a reduzir o consumo de energia elétrica e melhorar o desempenho lumínico das salas de aula. Material e Métodos: Primeiramente, foi dimensionada a demanda (Kwh/mês) referente aos pontos de consumo de energia do prédio 4. Em seguida, foi feita a medição aleatória da iluminância nas salas de aula dos prédios 1 e 4. A análise e interpretação dos dados da demanda foram feitas em planilha Excel, cujos valores totais de demanda mensal, serão comparados com os valores obtidos pela medição do consumo real a ser obtido por meio do instrumento MI3S, validando a metodologia a ser aplicada nos demais setores. As medições de iluminação no ambiente (salas de aula) foram obtidas pela média aritmética dos valores de iluminância medidos por três luxímetros (LD5103796, LD5103797 e LD5103801). Resultados Preliminares: A demanda estimada para o prédio 4 foi de 3.228,71 Kwh/mês, e a iluminação foi responsável por 37,18% da demanda total. A iluminância média para as salas de aulas de uso noturno, indicaram que os valores estão abaixo de estabelecido pela ABNT NBR ISO/CIE 8995-1 (2013), sendo recomenda-se, no mínimo, 500 luxes. Assim, o cálculo da viabilidade econômica deverá considerar, além das trocas de lâmpadas, o acréscimo, se necessário, para atendimento à norma de iluminação para ambientes de trabalho. Conclusão: As análises parciais da demanda, demonstraram que será possível reduzi-la em até 20%, com a substituição por lâmpadas LED, além de oferecer um melhor desempenho lumínico nas salas de aula, de forma econômica e sustentável.

 


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