Última alteração: 2017-11-23
Resumo
Introdução: O excesso de atividades realizadas por professores universitários dentre outras condições, criam condições que favorecem o aparecimento do estresse, o que leva a um possível comprometimento de sua saúde. O estresse é um dos principais causadores de alteração do funcionamento do sistema nervoso autônomo. Assim, a variabilidade da frequência cardíaca constitui uma ferramenta que permite a quantificação dessas alterações, funcionando como um indicador sensível e antecipado de alterações do funcionamento do sistema nervoso autônomo e possíveis comprometimentos à saúde. Objetivo: Relacionar os níveis de estresse com o comportamento da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em professores universitários de uma instituição de ensino superior privada do Centro-Oeste Mineiro. Material e Métodos: Trata-se de um estudo do tipo observacional transversal que será realizado no campus de um Instituição de Ensino Superior localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais. A amostra será composta por 60 professores universitários, de ambos os gêneros, com idade entre 30 e 59 anos. Inicialmente, será aplicado um questionário contendo variáveis: sociodemográficas e clínicas. Para avaliar o nível de estresse será utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). A variabilidade da frequência cardíaca será avaliada por cinco minutos após um repouso de 10 minutos permanecendo o voluntário em posição assentada durante este período de coleta da VFC. Será utilizado o teste: Kolmogorov Smirnov para verificar a normalidade dos dados, o teste t para comparação dos dados, se estes seguirem distribuição normal, o de Wilcoxon caso não sigam. Já o teste de Pearson será utilizado para verificar a relação entre as variáveis estudadas. Medidas como média, desvio-padrão, mediana e intervalo de confiança de 95% serão aplicadas para todas as variáveis. O nível de significância adotado para o tratamento estatístico será de 5%. Resultados Esperados: É esperado encontrar níveis elevados de estresse em professores universitários e que a variabilidade da frequência cardíaca esteja reduzida nessa população.