Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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RELAÇÃO ENTRE VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E NÍVEL DE ESTRESSE EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE UMA REDE PRIVADA DO CENTRO OESTE MINEIRO
Ronaldo Cruvinel Henrique, Elaine Karla Ferreira, Jayne Guimarães Cristina, Ana Paula Couto, Ana Paula Pfister De Lourdes

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


Introdução: O excesso de atividades realizadas por professores universitários dentre outras condições, criam condições que favorecem o aparecimento do estresse, o que leva a um possível comprometimento de sua saúde. O estresse é um dos principais causadores de alteração do funcionamento do sistema nervoso autônomo. Assim, a variabilidade da frequência cardíaca constitui uma ferramenta que permite a quantificação dessas alterações, funcionando como um indicador sensível e antecipado de alterações do funcionamento do sistema nervoso autônomo e possíveis comprometimentos à saúde. Objetivo: Relacionar os níveis de estresse com o comportamento da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em professores universitários de uma instituição de ensino superior privada do Centro-Oeste Mineiro. Material e Métodos: Trata-se de um estudo do tipo observacional transversal que será realizado no campus de um Instituição de Ensino Superior localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais. A amostra será composta por 60 professores universitários, de ambos os gêneros, com idade entre 30 e 59 anos. Inicialmente, será aplicado um questionário contendo variáveis: sociodemográficas e clínicas. Para avaliar o nível de estresse será utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). A variabilidade da frequência cardíaca será avaliada por cinco minutos após um repouso de 10 minutos permanecendo o voluntário em posição assentada durante este período de coleta da VFC. Será utilizado o teste: Kolmogorov Smirnov para verificar a normalidade dos dados, o teste t para comparação dos dados, se estes seguirem distribuição normal, o de Wilcoxon caso não sigam. Já o teste de Pearson será utilizado para verificar a relação entre as variáveis estudadas. Medidas como média, desvio-padrão, mediana e intervalo de confiança de 95% serão aplicadas para todas as variáveis. O nível de significância adotado para o tratamento estatístico será de 5%. Resultados Esperados: É esperado encontrar níveis elevados de estresse em professores universitários e que a variabilidade da frequência cardíaca esteja reduzida nessa população.


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