Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XVI MOSTRA INTEGRADA DE PESQUISA E EXTENSÃO

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ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO1
Lília Rosário Ribeiro, Maria Francisca de Souza Lopes, Beatriz Martins Oliveira, Alexia Fernanda L. Lopes, Jéssica Castellar Costa, Milena Garcia Silva

Última alteração: 2020-12-29

Resumo


Introdução: O ano de 2020 trouxe grandes desafios à educação, principalmente para os professores que trabalham com turmas em processo de alfabetização, pois é nessa fase que o aluno desenvolve as habilidades de ler e escrever. Com a pandemia da covid-19, toda a rotina da escola foi alterada, e exigiu que os professores adaptassem seu cotidiano a uma nova forma de trabalho. Objetivo: Identificar as principais dificuldades, métodos e recursos utilizados pelas professoras do 1° e 2° anos das séries iniciais do ensino fundamental, frente ao processo de alfabetização por ensino remoto, em três escolas públicas do município de Formiga-MG. Material e Métodos: O estudo tem caráter exploratório e foi desenvolvido pelos bolsistas do núcleo de alfabetização do PIBID/UNIFOR. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário online com questões discursivas e objetivas, versando sobre as principais dificuldades e estratégias utilizadas pelas professoras para a continuidade do processo de alfabetização frente ao ensino remoto. Resultados: As principais dificuldades relatadas pelas professoras foram: a falta de equipamentos adequados (55,6%), acesso à internet (33,4%), falta de conhecimento de plataformas e programas específicos para o ensino remoto (55,6%); a ausência de um ambiente adequado para as gravações (55,6%), o planejamento de atividades sem o retorno das enviadas anteriormente aos alunos (77,8%), além da falta compromisso e/ou indisponibilidade dos responsáveis pelas crianças na fase de alfabetização no acompanhamento da realização das atividades enviadas (44,5%). Dentre as metodologias e recursos utilizados para motivar os alunos no cumprimento das atividades destacam-se a criação de grupos de mídias sociais para o contato com os pais (100%), seleção, produção e envio de vídeos explicativos para cada atividade enviada (66,7%), mensagens motivacionais com elogios para os alunos que cumprem as tarefas e de saudade para os alunos que não estão realizando as atividades, motivando-as a participarem (66,7%). Conclusão: O ensino remoto não substitui as experiências do ensino presencial, no entanto, diante da situação de pandemia, esta modalidade de ensino, abriu possibilidades para que as professoras continuassem acessando os alunos, apoiadas pela família, que passou a assumir o processo de alfabetização de uma forma mais participativa.

 

Palavras-chave: Alfabetização. PIBID. séries iniciais.


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