Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XVIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O USO DE METAS NA APRENDIZAGEM MOTORA: UM ESTUDO DE CASOS
José Carlos Leal, Eduardo Luiz Alves de Castro, Pedro Henrique Gonçalves Felipe

Última alteração: 2022-12-20

Resumo


Introdução: A aprendizagem motora acontece por meio de um processo de mudanças no comportamento motor, na execução da tarefa motora treinada. É bem documentada, na literatura, a estruturação da prática, os mecanismos de feedback, o método de ensino e nível de experiência como fatores que influenciam na aprendizagem de habilidades motoras. Entretanto, pouco se investiga como os aspectos psicológicos interferem no processo de aprendizagem motora. Tendo em vista o fato de que estudos que mostram os diferentes efeitos do estabelecimento de metas no treinamento esportivo tenham sido elaborado e aplicado apenas em situações experimentais restritas, se faz necessário o conhecimento da aplicação de metas pelos profissionais e estudantes de educação física. Objetivo: Descrever o conhecimento de estudantes de Educação Física sobre o uso de metas na aprendizagem motora.  Material e Métodos: O estudo foi quanti-qualitativo, observacional transversal, com 06 estudantes de uma instituição de ensino, dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Foi utilizado um questionário, composto de quatro questões, aplicado de forma online, através de um formulário do Google Forms. Resultados: 66,7% dos entrevistados eram do sexo masculino e 33,3% do sexo feminino. Os participantes tinham idade média de 24,8 anos. A área de atuação em que os estudantes mais se interessam foi Academia (83,3%), seguido de Escola (33,3%) e Clubes esportivos (33,3%). 83,3% relataram conhecer sobre o uso de metas na aprendizagem motora. A característica que consideraram mais importante para o estabelecimento de metas foi a “Adição de desempenho de curto e longo prazo no estabelecimento de metas” (66,7%) e o “Desempenho inicial do indivíduo no movimento” (33,3%). 50% dos participantes consideraram que o momento ideal para o uso de feedback é após a execução da tarefa motora e consideram que o uso de metas deve ser utilizado durante todo o processo de Aprendizagem Motora. Conclusão: Os participantes, em sua maioria, conhecem sobre o estabelecimento de metas na aprendizagem motora, consideram importante o uso de mecanismos de feedback durante o uso de metas. Ainda é importante compreender se há utilização de metas por profissionais de Educação Física.

 


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