Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XVIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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PERCEPÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO INDICATIVO DA NECESSIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nélida Reis Caseca Machado, Luciana de Melo Fraga

Última alteração: 2022-12-20

Resumo


Introdução: O ser humano atua sobre o meio ambiente conforme suas percepções, costumes e julgamentos. A percepção é um processo individual que se relaciona às experiências, influências e valores do homem, bem como a sua realidade social. O comportamento do indivíduo perante a sociedade, então, é moldado pela forma como ele recebe, assimila e traduz os inúmeros estímulos no decorrer de sua vida. Assim, sob influências culturais, a percepção do homem impacta diretamente suas atitudes em relação ao meio em que está inserido. Por isso, a valorização da natureza se modifica e se vincula à capacidade que os indivíduos ou grupos possuem de captar, processar e entender as informações recebidas pelos sentidos, como forma de interpretar e compreender o meio em que se vive. Diante da necessidade de manter e proteger os ecossistemas e na certeza de que esse assunto não pode depender apenas da consciência individual, a percepção ambiental é um instrumento de análise que aponta o conhecimento das pessoas ou de um pequeno grupo sobre determinada prática humana e revela a concepção que as pessoas/grupos possuem sobre a preservação, o que configura um importante indicativo de necessidade, ou não, de intervenção através de educação ambiental. Objetivo: Entender como a percepção ambiental pode ser um instrumento para averiguar a necessidade de intervenções por meio de educação ambiental. Material e Métodos: Revisão narrativa, que consiste em uma revisão da literatura com interpretação e análise crítica do pesquisador. Resultado: Verificou-se que a percepção ambiental é um instrumento importante para avaliar a necessidade de intervenções na área de educação ambiental, pois é um termômetro da visão das pessoas na localidade, que se observa mediante práticas humanas individuais e coletivas. Conclusão: Partindo-se do pressuposto de que as percepções ambientais não são imutáveis, porque a cultura pode se modificar e modificar os comportamentos, após a análise da percepção ambiental de determinada localidade, é possível criar e gerir políticas públicas de educação ambiental, por meio da conscientização de como as pessoas estão agindo e deveriam agir em prol da preservação de recursos naturais.

 


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