Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XVIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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LÓGICA FUZZY APLICADA NO CONTROLE DAS POLIAS DE UMA TRANSMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL
Evandro Gonçalves Barroso Medina, Valter Ribeiro Lima Júnior

Última alteração: 2022-12-20

Resumo


Introdução: Em um mundo global que passa por diversas dificuldade ambientais, um dos causadores dos problemas é a emissão de gases poluentes por parte dos veículos a combustão. Em países em desenvolvimento, torna-se proibitivo à maior parte da população adquirir um veículo elétrico ou híbrido, seja por motivo de valor elevado ou de pouca estrutura de recarga. Diante desses fatos, surge a oportunidade de realizar estudos que ajudem na diminuição da emissão de poluentes em automóveis a combustão. Objetivo: O trabalho objetiva demonstrar benefícios da utilização da lógica fuzzy aplicada no controle das polias de uma transmissão CVT. Um algoritmo que implementa a técnica da inteligência artificial (IA) chamada lógica fuzzy é proposto. Esse algoritmo é executado por um simulador que controla a transmissão com o objetivo de otimizar o uso da energia gerada pelo veículo. Material e Métodos: Para validar a hipótese deste projeto, utiliza-se do método exploratório de estudo, a fim de compreender o funcionamento de todos os elementos que abrangem o sistema CVT. Analisou-se os processos de controle mais utilizados, o modelo funcional do sistema CVT, as estratégias para controle, os parâmetros de entrada para o controlador fuzzy e o método de inferência que melhor se adéqua objetivo. Resultados: O simulador desenvolvido possibilitou realizar testes a partir de valores que compõem as funções de pertinência das variáveis de entrada. Foi possível avaliar os resultados que traduzem o comportamento da abertura e fechamento das polias da transmissão, observar o desempenho do sistema de controle, manipular dados e prever resultados de inferência esperados, o que provou a eficiência no processo de controle. Conclusões: As saídas geradas para controlar a transmissão, com o objetivo de otimizar a transferência de energia do motor até as rodas, resultam na possibilidade de se obter melhorias em vários quesitos. O controle promoveu eficiência no funcionamento do motor, pois, em condições que exigem maior esforço da fonte de energia, o sistema tende a processar informações para que a transmissão opere em uma faixa de funcionamento mais otimizada. Com isso, pode-se ter economia no consumo de combustível, além de outros benefícios relacionados.


 


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