Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XVIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E A IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS SOBRE O MEIO AMBIENTE
Heslley Machado Silva, Nathalia Aparecida de Andrade, Samuell Soares de Oliveira

Última alteração: 2022-12-20

Resumo


Introdução: A desinformação científica e a difusão de notícias falsas, são alguns dos fenômenos negativos da modernidade e das novas tecnologias. Esse fenômeno tem se acentuado com o uso intenso da internet e das redes sociais em detrimento de outras formas de obter conhecimento. Os professores das séries iniciais constituem um campo importante de estudo desse movimento, pois são os primeiros a dar aulas de ciências para as crianças, e poderiam combater as notícias falsas. Objetivo: Avaliar como os estudantes de Pedagogia nos períodos finais percebem notícias falsas sobre o meio ambiente. Material e Métodos: Foi aplicado um amplo questionário sobre hábitos nas redes sociais, sobre Fake News e o papel da sua formação em relação a esses temas alunos dos 7º e 8º períodos de Pedagogia. Nesse recorte, foram analisadas as questões relativas ao tema do meio ambiente, a saber: “Você considera que a ideia de o clima está mudando possa ser falsa, ou não ter nenhuma relação com a ação humana, sendo um fenômeno natural?”. “Você concorda que há evidências suficientes para afirmar que está ocorrendo o aquecimento global?”. “Você considera que a questão do desmatamento na Amazônia, é exagerada pela mídia, pelas ONGs e pelos países desenvolvidos?Resultados: A maioria dos discentes entrevistados refutaram as Fake News sugeridas pelas questões. Entretanto quase 19% creem que as mudanças climáticas podem não estar ocorrendo pela influência humana. Sobre o aquecimento global quase não houve discordância sobre a sua ocorrência, mas um número significativo (15,1%) não tem opinião sobre o tema. Poucos também consideram que as informações sobre o desmatamento na Amazônia são exageradas, mas alguns (17%) não tem opinião. Outro dado relevante da pesquisa foi que a maioria considera que o curso de Pedagogia lhes ajudou a lidar com as Fake News. Conclusão: A maioria dos estudantes demonstrou estarem preparados para lidar com as notícias falsas científicas em relação ao meio ambiente. Entretanto, é necessário incrementar a questão da desinformação na sua formação, pois muitos não têm opinião sobre os temas.

 


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