Última alteração: 2014-12-08
Resumo
INTRODUÇÃO: A psicomotricidade, um tema que vem sendo pesquisado por inúmeros estudiosos, trabalha a possibilidade da criança conhecer seu próprio corpo, experimentar sensações novas e se desenvolver de forma equilibrada. Quando trabalhada nos anos iniciais serve de base para o desenvolvimento da criança tanto na parte física, quanto na cognitiva. Quando a criança não recebe os estímulos nas idades corretas, pode apresentar atrasos motores e limitações visíveis ao professor. OBJETIVO: O objetivo geral é compreender a importância da psicomotricidade em alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e, especificamente, incrementar os conhecimentos sobre a Psicomotricidade, o Ensino Fundamental e as características dos alunos dos 1º e 2º anos. METODOLOGIA: A metodologia utilizada na construção deste estudo é de natureza qualitativa e de caráter exploratório que objetiva dar mais familiaridade ao tema e seu modo de investigação. É, ainda, bibliográfico com levantamento de dados em teses, livros, artigos e obras já publicadas. RESULTADOS: Constatou-se que a psicomotricidade é importante nos anos iniciais pois serve de base para o desenvolvimento de outras habilidades futuras, além de ajudar na alfabetização e socialização. CONCLUSÃO: Assim conclui-se que o trabalho da psicomotricidade aplicada nesses anos é essencial, pois proporciona inúmeros benefícios ao aluno tanto na parte física, cognitiva e social fornecendo, ainda, a oportunidade da criança se conhecer e experimentar sensações novas, além de garantir uma base para o desenvolvimento de habilidades artísticas e esportivas futuras.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Importância. Psicomotricidade.