Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), II Encontro Científico Pedagógico de Educação Física

Tamanho da fonte: 
A DANÇA NO CONTEXTO CULTURAL E LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Mayk Couto Caracas, Luciane Alves Gianasi

Última alteração: 2014-12-08

Resumo


INTRODUÇÃO: A dança é uma arte corporal e artística, expressada através de movimentos corporais capaz de proporcionar diversos benefícios, de despertar, novas experiências por meio da vivência e do conhecimento dos diversos tipos de ritmos culturais. Atualmente, é pouco trabalhada no âmbito escolar, pelos professores de educação física. OBJETIVO: Verificar o papel da dança nas escolas. METODOLOGIA: A pesquisa em questão foi de natureza qualitativa, exploratória, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, cujos dados foram coletados em livros e periódicos científicos selecionados através de busca no banco de dados do site da Scielo. RESULTADOS: Constatou-se que a dança na escola é, ainda, pouco explorada e não trabalhada pelos professores de educação física, seja pela falta de experiências ou, até mesmo, pela falta de interesse e motivação. Foi possível perceber, também, que a dança é importante para os alunos, do mesmo modo que são os outros conteúdos trabalhados na escola. Verificou-se, a possibilidade de desenvolvimento e aprendizado das manifestações culturais presentes na dança utilizando-se prática pedagógica diferenciada e inovadora, voltada para o uso da ludicidade. CONCLUSÃO: A dança tem um enorme papel transformador, enquanto trabalhada, e ministrada de forma coesa e correta pelos professores de educação física, pois é capaz de mudar a realidade da escola e de contribuir para o pleno desenvolvimento do aluno.

 

 

Palavras-chave: Dança na educação física escolar, Ludicidade na dança,

Ritmos Culturais.

 


Texto completo: PDF