Última alteração: 2014-12-08
Resumo
INTRODUÇÃO: Atualmente, observa-se o desinteresse de alunos, principalmente no Ensino Médio – EM, nas aulas de Educação física. Embora nos Parâmetros Curriculares Nacionais serem citados que fatores desportivos são atrativos para as aulas, contribuindo para a motivação, percebe-se que estes não são suficientes durante a fase escolar. A desmotivação no Ensino Médio pode ser desencadeada por vários fatores. OBJETIVO: O objetivo geral do trabalho é perceber se novas possibilidades nas aulas de Educação Física poderiam motivar a participação de alunos do Ensino Médio nessas aulas. METODOLOGIA: A pesquisa em questão é de natureza qualitativa. E caracteriza-se como exploratória e o modo de investigação é bibliográfico. RESULTADO: Após análise dos dados coletados verificou-se que no Ensino Médio os alunos não se sentem atraídos pelas metodologias que vem sendo utilizadas nas aulas de Educação Física. Faz-se importante, portanto, que novas propostas sejam revista para, assim, motivar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física e colaborar na qualidade de vida destes. Estas propostas devem respeitar a individualidade e necessidades dos alunos. CONCLUSÃO: Considerando que a motivação é o estímulo que leva a uma ação concluiu-se que faz necessário reavaliar a proposta da Educação Física no contexto escolar.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Motivação. Novas Propostas.