Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), II Encontro Científico Pedagógico de Educação Física

Tamanho da fonte: 
INTERFERÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS TIPO II EM CRIANÇAS OBESAS
Kélison Santos Trindade, Gleuber Henrique Marques

Última alteração: 2014-12-08

Resumo


INTRODUÇÃO: A obesidade é uma síndrome que causa alterações fisiológicas, bioquímicas, metabólicas, anatômicas e socais caracterizadas pelo aumento excessivo do peso. Surgem, assim, as doenças crônicas associadas à obesidade, sendo uma das principais, o Diabetes mellitus tipo 2 que tem como fatores a hereditariedade, a obesidade e o sedentarismo, representando 90-95% dos casos de diabetes. OBJETIVOS: O objetivo geral deste trabalho foi de estudar a relação entre obesidade infantil e o Diabetes mellitus Tipo II, e de forma mais específica, caracterizar a obesidade infantil, conceituar o Diabetes mellitus Tipo II e apontar como o exercício pode reduzir o risco de uma criança vir a ser diabética. METODOLOGIA: Este estudo tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e caráter exploratório visando estabelecer uma ligação entre a obesidade infantil e o Diabetes mellitus Tipo II. RESULTADOS: De acordo com os estudos analisados, os mesmos demonstraram que a prática regular do exercício físico se mostrou capaz de melhorar a taxa de eliminação de glicose, promoveu aumento da capacidade de estoque glicogênio, promoveu aumento de receptores GLUT-4 no músculo, aumentou à sensibilidade insulínica e normalizou a tolerância à glicose. CONCLUSÃO: Desta forma, conclui-se que o exercício físico mostrou ser efetivo no transporte de glicose para dentro da célula, onde a prática regular de exercício físico em crianças tem como finalidade diminuir a incidência da obesidade e por consequência, diminuir a probabilidade de crianças obesas tornar-se diabéticas, além de contribuir para o tratamento quando a mesma já está diagnosticada.

 

Palavras-chave: Crianças Obesas. Diabetes Mellitus Tipo II. Exercício Físico.



Texto completo: PDF