Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), II Encontro Científico Pedagógico de Educação Física

Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DAS BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO INFANTIL X O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Ludimila israel vilela, Fernanda Maria Couto, Adriana Oliveira Nascimento

Última alteração: 2014-12-08

Resumo


INTRODUÇÃO: O uso de brincadeiras proporciona às crianças a possibilidade de aprenderem sobre elas mesmas e sobre os outros, de modo que elas conheçam suas possibilidades e tenham consciência de suas limitações. Assim, as brincadeiras tornam-se essenciais pois são nelas que ocorrem as experiências inteligentes e reflexivas e, posteriormente, a produção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento psicomotor. Nas aulas de Educação Infantil, as brincadeiras podem ser caracterizadas como experiências de liberdade de criação no qual as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo, além de ser considerado um espaço de interação com os colegas. OBJETIVO: Objetivou-se verificar a contribuição das brincadeiras no desenvolvimento psicomotor de crianças nas aulas de Educação Física do Ensino Infantil e, especificamente, caracterizar o desenvolvimento psicomotor; verificar a importância do uso de brincadeira no desenvolvimento psicomotor; e descrever formas de brincadeiras e jogos para a promoção do desenvolvimento psicomotor. METODOLOGIA: O estudo é de natureza qualitativa, caracterizado por ser uma pesquisa exploratória, utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica, que consiste na leitura e na busca de informações em artigos, teses, revistas, monografias e sites. RESULTADOS: Constatou-se que é de suma importância que as crianças sejam submetidas a uma educação diferenciada onde a Educação Infantil passa a fazer parte do desenvolvimento da mesma, levando em consideração que o brinquedo é considerado capaz de desenvolver a cognição, a socialização e o psicológico da criança. CONCLUSÃO: Nota-se a evolução da criança a partir das brincadeiras, o como ela se desenvolve tanto fisicamente como psicologicamente.

 

 

Palavras-chave: Brincadeiras. Desenvolvimento Psicomotor. Educação Física.

 


Texto completo: PDF