Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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MARKETING ESTRATÉGICO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE VESTUÁRIO EM CÓRREGO FUNDO, FORMIGA E PAINS: UMA VISÃO EMPREENDEDORA
Álvaro Leonel de Oliveira Castro, Alexandra Rezende Silva, Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira

Última alteração: 2015-11-06

Resumo


INTRODUÇÃO: O cenário econômico passa por constantes mudanças e faz com que os empreendedores desenvolvam estratégias para se destacar no mercado. Com base nessa realidade, as decisões tomadas pelas organizações têm se apoiado no marketing estratégico. OBJETIVO: Este estudo tem por objetivo diagnosticar aspectos relacionados ao marketing estratégico, aplicados pelos gestores de micros e pequenas empresas de vestuário nos municípios de Córrego Fundo, Formiga e Pains, Centro-Oeste de Minas Gerais, para manter a competitividade no mercado. METODOLOGIA: Quanto à natureza do estudo, caracteriza-se como exploratória, devido à escassez de dados e à necessidade de conhecer o mercado de vestuário local. O universo amostral da pesquisa foi composto por 77 gestores. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário semiestruturado, observação não participante e análise documental. RESULTADOS: Os resultados apontaram que o município de Formiga é o mais avançado por adotar as ferramentas de marketing estratégico, colaborando para a sustentabilidade da vantagem competitiva das empresas estudadas. É importante ressaltar que este é o mais antigo dos três municípios avaliados, além de abrigar um Centro Universitário. As cidades de Córrego Fundo e Pains desenvolvem, porém, pouco, as estratégias de marketing, assim, para manterem-se competitivas no mercado, faz-se necessária uma mudança de postura por parte dos gestores, com foco na inovação. As ações propostas são a adoção de software de gerenciamento empresarial e de estoque, aprimoramento dos critérios de qualidade na seleção das mercadorias, oferecimento de novas opções de pagamento, aperfeiçoamento da identidade visual, utilização das mídias que estimulem o consumo e que promovam a imagem da empresa. CONCLUSÃO: A pesquisa revelou que nas cidades avaliadas é possível criar estratégias para atender às necessidades que surgem na economia, sendo o marketing a ponte entre o consumidor e a inovação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Competitividade. Estratégia. Segmentação.


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