Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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PERCEPÇÕES SOBRE A TEORIA DARWINIANA, CRIACIONISMO E O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO BRASIL: ESTABELECENDO COMPARAÇÕES COM PESQUISA INGLESA
Isabela Maria Silva Leão, Heslley Machado Silva, Elaine Sandra Nicoline Nabuco de Araujo

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


INTRODUÇÃO: A ciência e a religião são dois campos importantes, pois estabelecem explicações sobre o mundo. Quando se trata da evolução biológica, surge uma grande discussão entre as duas áreas do conhecimento. Há um embate entre criacionistas radicais, que julgam a teoria evolucionista como uma falácia, e por evolucionistas, que consideram que os criacionistas não aceitam ou compreendem as provas do processo evolutivo. OBJETIVO: Buscou-se investigar a percepção de uma amostra da população brasileira sobre a teoria evolutiva, por meio de um questionário nomeado ‘’Rescuing Darwin’’. Essa investigação foi conduzida no município de Formiga-MG e cidades vizinhas. METODOLOGIA: A metodologia consistiu das seguintes etapas: 1) Elaboração do questionário, composto por onze perguntas no formato de escala Likert sendo quatro baseadas na pesquisa inglesa “Rescuing Darwin”. 2) Aplicação do referido questionário em uma amostra composta por 390 indivíduos selecionados de forma aleatória. 3) Análise dos dados feita por meio da construção de tabelas e gráficos. Nesse recorte da pesquisa foi feita a análise de uma assertiva do questionário supracitado, a saber: “ ciência e a religião podem ter uma convivência harmônica, mesmo em um ambiente onde as ideias são tão contrárias como a evolução biológica e o criacionismo”, sobre a qual se indagou o nível de concordância. Os dados foram cruzados com informações sobre a escolaridade e a religião dos respondentes. RESULTADOS: A maioria dos entrevistados teístas, independente da religião ou escolaridade, tendeu a concordar com a afirmativa em análise. Entre os ateus, minoria na amostra, houve uma tendência em discordar da assertiva. CONCLUSÃO: Esses resultados são importantes quando se leva em conta o ensino da evolução biológica no Brasil, país de maioria católica, com crescente aumento do número de evangélicos. Isso pode sugerir que os alunos e seus pais consideram possível tratar do tema do evolucionismo sem entrar em conflito com suas próprias crenças. Por outro lado, como também há um crescimento no número dos sem-religião, incluindo ateus, na sociedade brasileira, poderá haver algum ruído ao lidar com o tema.

 

Palavras-chave: Ciência. Harmonia. Religião.

 


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