Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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CRIACIONISMO E EVOLUÇÃO PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA EM TRÊS PAÍSES LATINO-AMERICANOS COM CONTRASTE DE RELAÇÃO ENTRE ESTADO E IGREJA: ESTABELECENDO COMPARAÇÕES
Daiana Evilin Gibram, Heslley Machado Silva

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


INTRODUÇÃO: O conflito entre o conhecimento científico e religioso tem recebido atenção especial dos pesquisadores, em especial temas mais sensíveis como o ensino da evolução biológica. Acredita-se que o contexto em que o professor de Biologia está inserido pode influenciar a sua prática. OBJETIVO: Diante disso, o projeto Criacionismo e Evolução para Professores de Biologia em dois países latino-americanos com contraste de relação entre Estado e Igreja: estabelecendo comparações tem como objetivo perceber como a questão da religiosidade e a condição de laicismo do país interferem no ensino de evolução biológica. METODOLOGIA: O referido projeto propõe uma pesquisa comparada, utilizando metodologia quantitativa e qualitativa, entre três países da América Latina com relações distintas entre Estado e Igreja. Esta proposta deve-se à constatação de um contraste nessas relações nos três países referidos, tendo o Estado Argentino uma religião oficial, o Brasil uma laicidade formal, mas relativa e o Uruguai um país de laicismo mais consolidado. Inicialmente, o projeto propõe uma abordagem quantitativa, utilizando o questionário BIO-HEAD CITIZEN, amplamente usado em diversos continentes para perceber a posição de professores sobre temas relevantes como Saúde Educação Ambiental, Educação sexual e, em especial, Evolução Biológica. Posteriormente, em uma perspectiva de complementariedade, vão ocorrer entrevistas com os professores em seus respectivos países, buscando uma verticalização na investigação do tema. Propõe-se também a análise dos currículos de Biologia dos países selecionados, visando captar outros elementos do contexto educacional no qual os professores estão imersos e que permitam criar um quadro comparativo. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se obter um quadro distinto entre os três países no que tange à prática de ensino e a concepção do professor sobre o Ensino de Evolução.

 

Palavras-chave: Professores; Laicismo; Evolução Biológica.

 


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