Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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ESTUDO DA APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE TRADE MARKETING: UM SURVEY EM ORGANIZAÇÕES DA MICRORREGIÃO DE FORMIGA-MG
Gustavo Moura Soares, Daniel Ebias Gonçalves

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


INTRODUÇÃO: Nos últimos anos tem se percebido uma crescente oferta dos produtos de bens de consumo no mercado. Com base nesse processo, torna-se necessário que as organizações busquem alternativas para a manutenção da sua competitividade. Uma das alternativas que tem se mostrado relevante é a sua forma de atuação dentro do ponto de venda. Nesse sentido, surge o conceito de Trade Marketing, que tem como objetivo proporcionar ações estratégicas entre as tradicionais ações de marketing e o comportamento do consumidor dentro do ponto de venda. OBJETIVO: Compreender os canais de marketing utilizados pelas Organizações dos Municípios pesquisados (Formiga, Arcos, Córrego Fundo, Itapecerica e Pains), bem como identificar a relação entre os Canais de Marketing com a prática do Trade Marketing. METODOLOGIA: será incialmente realizada através de pesquisa bibliográfica, buscando apresentar e discutir os conceitos de Trade Marketing. Posteriormente a essa etapa, será utilizado o método de pesquisa Survey, que se caracteriza como uma pesquisa exploratória a fim de se obter dados ou informações sobre características de determinados grupos. Nesse sentido, o instrumento de pesquisa apropriado será um questionário semiestruturado. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se, ao final, identificar os canais de distribuição de produtos utilizados para que possam ser desenvolvidas estratégias para distribuição dos produtos para cada cliente e, ainda, para a melhoria da performance do produto, no ponto de venda.

 

Palavras-chave: Canais de distribuição. Marketing Estratégico. Trade Marketing.


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