Última alteração: 2017-11-23
Resumo
Introdução: O marketing é reconhecido como um meio substancial para o alcance de metas organizacionais nos mais diversos setores. São inúmeras tipologias que englobam o conceito geral de marketing, neste estudo procurar-se-á abordar o marketing social como suporte para alavancar a promoção do trabalho desenvolvido por associações de combate ao câncer. Além desse aspecto promocional, o estudo abordará o papel social que o marketing representa como meio capaz de impulsionar o pensamento coletivo sobre a importância que as ações filantrópicas representam num contexto marcado pela carência de recursos financeiros por parte do poder público; pela fragilidade emocional e financeira do paciente; e pelo papel das casas de apoio que surgem como um alento dentro desse cenário de adversidades. Objetivos: Embasado nessas questões, este estudo terá como objetivo analisar as ações de marketing social promovidas por associações de combate ao câncer do Centro-Oeste de Minas Gerais. Materiais e Métodos: Para a efetivação do estudo serão utilizadas pesquisas exploratória, descritiva e bibliográfica. Na sequência, será feito um estudo de campo, sendo aplicada uma pesquisa qualitativa, na qual o objeto de estudo serão duas organizações não governamentais, sem fins econômicos, religiosos, políticos ou promocionais, com o propósito de trabalhar em prol das pessoas vítimas da doença de câncer e outras patologias, situadas na região Centro-Oeste de Minas. Assim, para realizar o levantamento dos dados, serão realizadas, entrevista pessoal, análise documental e observação participante, pois são técnicas que se complementam em relação ao objeto de pesquisa proposto. Ao final, os dados qualitativos coletados serão interpretados por meio da análise de conteúdo. Resultados esperados: Dessa forma, o estudo será oportuno sobre as associações situada no Centro Oeste de Minas Gerais, visando auxiliar em suas ações de marketing para conscientização e à ajuda que proporciona as pessoas portadoras de doenças. Como a sociedade se caracteriza pela soma de pensamentos, que podem ser similares ou antagônicos, um projeto fundamentado no marketing social é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre essa mesma sociedade e sobre quais são as motivações que a impele a tomar as decisões em momentos difíceis como, por exemplo, no enfrentamento de um câncer.