Sistema Online de Apoio a Congressos do UNIFOR-MG (SOAC/UNIFOR-MG), XIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão

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PERCEPÇÕES DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA SOBRE EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO
Taísa Carolina Silveira, Micaely Diniz Lamounier, Heslley Machado Silva

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


Introdução: A Teoria da Evolução Biológica explica o processo das transformações dos seres vivos ao longo das gerações. Por outro lado, a hipótese criacionista sugere a criação de todas as espécies, incluindo a humanidade, como obra divina e seus adeptos não aceitam a teoria evolucionária, de uma forma geral. Essas visões antagônicas ainda geram embates na sociedade. Objetivo: Este trabalho investigou as concepções de discentes dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, nos segundos, quartos e sextos períodos, do UNIFOR-MG, no município de Formiga, Brasil sobre a origem da humanidade. Material e Métodos: Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a pergunta B28 do questionário europeu BIOHEAD-CITIZEN: “B28. Com qual das quatro afirmações seguintes concorda mais? 1.A origem da humanidade resulta de processos evolutivos.  2.A origem do Homem resulta de processos evolutivos e não necessita da hipótese da criação divina. 3.A origem do Homem resulta de processos evolutivos, com a participação de Deus. 4.Com certeza Deus criou a Humanidade” Apenas uma alternativa deveria ser assinalada. Resultados: O percentual de respostas entre os estudantes de biologia foi de 21%, 7%, 52% e 20%, respectivamente, de acordo com a ordem das alternativas. Entre os futuros pedagogos, as porcentagens obtidas foram 8%, 6%, 50% e 36%. Os índices de respostas entre os alunos de biologia crescem à medida que tem contato com o tema da evolução, concordando que os seres humanos surgiram de processos evolutivos sem a atuação divina. Os graduandos de pedagogia tendem a concordar que o surgimento do homem ocorreu com a participação de um Criador sobrenatural, possivelmente por não possuírem contato com a temática da origem evolutiva do homem durante a licenciatura. Conclusão: Os estudantes de biologia demonstraram perceber a origem humana sob o prisma científico, enquanto os futuros pedagogos revelaram um compromisso religioso ao analisar o tema. A crença dos estudantes deve ser respeitada, porém nas aulas de ciências deve-se tratar do saber acadêmico, portanto deve-se refletir sobre a formação dos pedagogos pois serão os primeiros a apresentar às crianças os conhecimentos científicos.

 


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